11.05.2004

Tubarão-frade retalhado e vendido na Lota de Sagres

Um tubarão-frade (Cetorhinus maximus) foi capturado hoje ao largo da costa oeste do Algarve, depois de ter ficado preso nas redes de pesca ao tamboril de uma embarcação. O animal de dez metros de comprimento acabou retalhado e vendido na Lota de Sagres.

Em Fevereiro de 2003, esta espécie entrou para o Anexo II da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas de Extinção (Cites).

O animal, com cerca de dez metros de comprimento e mais de duas toneladas, foi capturado pela embarcação "Mestre Catarino" a cerca de doze milhas do Porto da Baleeira, em Sagres.

"O bicho estava preso nas redes utilizadas na pesca do tamboril, a mais de 300 metros de profundidade", disse o pescador Eliseu Catarino, lamentando os estragos que a captura provocou nas redes, que avalia em mais de 200 euros.

Chegado à lota de Sagres, cerca das 18h00 horas de hoje, o animal acabaria por ser retalhado e vendido a um comerciante de pescado da zona de Alvor, por 180 euros - doze cêntimos por quilo.

"Tenho andado mal disposto por ter deixado retalhar o peixe" confessou Eliseu Catarino, para quem o "troféu" deveria ter sido mais divulgado, dada a sua raridade.

Fonte portuária disse que, apesar de aconselhado pela técnica da Docapesca a manter o peixe intacto, o comprador teria manifestado uma pressa invulgar em retalhá-lo, alegando que "queria ir para casa ver o futebol".

Considerado um viajante dos mares, o tubarão-frade é relativamente frequente a distâncias da costa portuguesa superiores a cinco milhas marítimas, sendo considerado um animal sociável e pacífico que se alimenta exclusivamente de plâncton e pequenos animais marinhos.

Em 1993, a espécie Cetorhinus maximus foi classificada pela IUCN como Insuficientemente conhecida ("K"), o que lhe conferiu um estatuto de espécie provavelmente ameaçada. No mesmo ano, o tubarão-frade foi classificado na Lista Vermelha de Peixes Marinhos e Estuarinos (ICN, 1993) como Raro ("R") para as águas portuguesas (continentais e insulares). A classificação "R" implica que a espécie seja considerada em risco.

Em 2001, a União Europeia instituiu uma quota zero para a captura de tubarão-frade nas suas águas.


Público, 03.02.2004

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este Blog tem 3 Posts e acaba.... Grande merda

11:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home